Diretrizes de segurança cibernética e orientações ao usuário

Diretrizes de segurança cibernética e orientações ao usuário

1. OBJETIVOS

O objetivo deste documento é orientar clientes e usuários sobre as precauções na utilização de produtos e serviços oferecidos pela MK DIGITAL BANK INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S/A (“MK BANK”).

2. Diretrizes de Segurança Cibernética

As diretrizes de Segurança Cibernética utilizam como base a “Política de Segurança da Cibernética” e o “Plano de Ação e de Resposta a Incidentes” que estão em conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis.

No decorrer deste documento, orientamos clientes e usuários a tomarem os seguintes cuidados:

Na realização do cadastro, utilização e/ou contratação dos produtos e serviços da MK BANK, recomenda-se aos clientes e usuários os seguintes cuidados:

a. Procure sempre manter o seu programa de antivírus atualizado nos dispositivos utilizados para acesso ao App;

b. Conferir o endereço do site que está acessando;

c. Inserir os seus dados pessoais corretamente;

d. Criar senhas fortes e não as repetir;

e. Fazer o logout ao usar dispositivos compartilhados;

f. Habilitar a verificação de senhas em duas etapas, sempre que disponível;

g. Instalar somente aplicativos de fontes e lojas oficiais;

h. Atualizar sempre o sistema operacional e os aplicativos;

i. Não se esquecer de apagar os dados armazenados, antes de se desfazer dos dispositivos ou das mídias;

j. Em caso de dúvidas de como proceder, recomendamos que contate os nossos canais de relacionamento oficiais.

Recomendamos que os clientes e usuários tomem as seguintes precauções na utilização de produtos e serviços financeiros:

3. PARA ABERTURA DE CONTA

Para a realização do cadastro no aplicativo da MK BANK, o usuário precisa ser maior de 18 anos e precisará preencher o formulário com os seguintes dados cadastrais, tais como: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço, profissão, renda mensal, e-mail e telefone.

Ao se cadastrar o usuário deverá informar os seus dados pessoais completos e válidos. Durante o processo de onboarding no aplicativo, o usuário passa por validações de segurança, recebendo por e-mail e SMS códigos para validação no aplicativo.

4. ORIENTAÇÕES PARA SENHA DE ACESSO AO APP

O usuário precisará criar uma senha de acesso para a sua conta e por motivo de segurança, recomendamos a criação de uma senha que contenha pelo menos 8 caracteres, letras, números e caracteres especiais.

5. ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DAS FOTOS DOS DOCUMENTOS

Ao fotografar o documento, sugerimos que o usuário:

a. Tire fotos em ambiente com boa iluminação, de preferência natural, de forma que não haja reflexos ou sombras. Entretanto, deve-se evitar luzes muito direcionadas, que podem ofuscar partes da imagem;

b. Evite que o plano de fundo das fotos seja estampado;

c. Retire os documentos do plástico ou da capinha protetora;

d. Posicione o documento de forma que ocupe 60% a 90% da imagem/foto e não exiba o ambiente ao redor. Para isso, deve-se posicionar o documento em modo paisagem em relação à câmera, a fim de garantir que a câmera esteja o mais próximo possível do documento e evitar inclinações;

e. Exiba o ambiente ao redor. Para isso, deve-se posicionar o documento em modo

f. Paisagem em relação à câmera, a fim de garantir que a câmera esteja o mais próximo

g. Possível do documento e evitar inclinações;

h. Envie a foto do verso do RG ou CNH, e não seu QR Code;

i. Não tire a foto do documento segurando-o com as mãos.

6. ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DA FOTO (SELFIE)

Ainda no processo de onboarding no aplicativo, o usuário precisa fazer o envio de imagens dos documentos RG ou CNH e tirar uma selfie do rosto, para autenticação de sua identidade. Por isso, recomendamos ao usuário que:

a. Tire fotos em ambiente com boa iluminação, de preferência natural, de forma que não haja reflexos ou sombras. Entretanto, o cliente deve evitar luzes muito direcionadas, que podem ofuscar partes da imagem;

b. Posicione a câmera na altura dos olhos para capturar a imagem;

c. Não tire as fotos com chapéus, bonés, óculos, máscaras ou qualquer item que esconda parcialmente seu rosto;

d. Tire fotos no modo retrato (posição vertical);

e. Posicione o rosto corretamente (sem incliná-lo) e olhe diretamente para a câmera;

f. Não tire a selfie com o documento em mãos ou com pessoas ao fundo.

7. APROVAÇÃO DO CADASTRO

Após a aprovação do cadastro, o usuário será notificado via e-mail, os próximos passos, a seguir detalhados:

a. Faça login no aplicativo MK Bank utilizando o seu CPF e a senha criada durante o cadastro.

b. Crie uma chave PIX e faça um depósito. Após a realização do depósito é possível utilizar a conta digital.

c. Somente o titular deve possuir o login e senha para acessar a sua conta digital, a qual assegura ao usuário o acesso pessoal e intransferível. Desta forma, compete ao usuário a manutenção da referida senha de maneira confidencial e segura.

d. O usuário deverá informar prontamente ao MK Bank caso note o uso indevido da respectiva senha, a fim de que seja feito o bloqueio imediato do acesso.

8. CADASTRO DA SENHA DE 4 DÍGITOS

Após o usuário ter a conta digital aprovada, deverá acessar o aplicativo com o login e senha, a fim de que seja cadastrada uma senha de 4 dígitos, que é pessoal e intransferível e será utilizada para as movimentações financeiras.

Para a segurança das operações, recomenda-se a criação de uma senha de 4 dígitos que não seja a data de nascimento ou telefone do titular, números sequenciais como (1234) ou números repetidos como (7777), essa senha será solicitada sempre que uma transação for realizada a partir de sua conta.

9. ATIVAÇÃO DO DISPOSITIVO

A ativação do dispositivo ocorrerá logo após a criação da senha de 4 dígitos. Caso o usuário não faça o cadastro do dispositivo, ficará impossibilitado de fazer transações. O dispositivo só pode ser ativado em um único aparelho por vez, ou seja, se o usuário tentar ativar o dispositivo em outro aparelho, o último cadastro do dispositivo será desativado automaticamente.

Caberá ao usuário assegurar que o seu dispositivo seja compatível com as características técnicas que viabilize a utilização dos serviços e suas funcionalidades.

10. DOS SERVIÇOS E FUNCIONALIDADES

A Conta MK Digital Bank disponibiliza verificar saldo e extrato de movimentações relacionados a conta de pagamentos, além de um conjunto específico de funcionalidades e ferramentas financeiras, como transferências PIX, TED, Cartões e Pagamento de boleto, etc.

No menu inicial do App, o usuário terá acesso ao saldo da conta corrente, número da agência, conta e um resumo das transações (crédito e débito). Na mesma tela inicial na parte inferior do aplicativo o usuário tem acesso a todos os menus de Serviços como: PIX, meus cartões, transferências, pagamentos, extrato, agendamentos, comprovantes, atendimento, minha conta.

a. MENU PIX

PIX é o sistema de pagamento instantâneo e na MK Bank o PIX para pessoa física é gratuito e funciona 24h por dia, todos os dias da semana e feriados. Assim, para utilizar todas as funcionalidades do PIX, o usuário precisará cadastrar uma chave PIX na função “minhas chaves”. A chave PIX poderá ser o número do celular, CPF, e-mail ou chave aleatória, cada chave só poderá ser vinculada a uma única conta e, cada pessoa física poderá cadastrar até 5 chaves para uma mesma conta.

b. FUNCIONALIDADES PIX

O PIX MK BANK possui as seguintes funcionalidades:

• ENVIAR PIX: o usuário poderá selecionar o tipo de chave para realizar a busca, cujas opções são: CPF/CNPJ, e-mail, celular, chave aleatória. Caso o usuário não tenha a chave do destinatário, basta digitar agência e conta para realizar um PIX manual. O usuário deve ficar atento ao digitar a chave PIX, os dados do recebedor e se valor estão corretos, antes de confirmar a transação.

• PIX COM QR CODE: o usuário recebedor poderá compartilhar um QR Code para receber pagamentos via transferências instantâneas. Para que o pagamento com QR Code seja realizado com sucesso, basta apontar a câmera para o QR Code do PIX ou busque na galeria de imagens do dispositivo.

• PIX COPIA E COLA: o PIX Copia e Cola funciona exatamente como a versão tradicional de transferência. Mas é preciso “copiar” o link ou a sequência de códigos cadastrados, e “colar” no app da MK Bank. Depois de confirmar as informações e colocar a sua senha, o PIX é concluído com sucesso.

• RECEBER PIX: nessa função o usuário pode gerar o QR Code para receber pagamentos PIX. Para gerar um QR Code o usuário deverá selecionar a chave que deseja receber o pagamento e clicar em CONTINUAR. O usuário pode ou não inserir um valor específico para o recebimento, no caso de não definir um valor, o usuário pagador poderá inserir o valor no momento do pagamento.

• MEUS LIMITES PIX: o usuário pode verificar o limite diário de transferência PIX que foi definido pelo o MK Bank, caso o usuário queira alteração do limite, na mesma tela tem a opção de solicitar aumento de limite, por meio da qual será redirecionado para os canais de atendimento para solicitar a alteração.

c. MENU MEUS CARTÕES

O cartão físico e virtual da MK Bank é pré-pago, ou seja, o usuário deverá realizar a recarga dentro dos limites estabelecidos pelo Emissor, por meio do qual é possível fazer compras de bens e serviços na rede de estabelecimentos afiliados, sacar o valor carregado, realizar transferências de valores por meio de terminais eletrônicos no Brasil e pagar contas e títulos durante o prazo de validade que está impresso no próprio Cartão.

O Cartão MK Bank é gratuito, mas para solicitar o seu cartão pré-pago é necessário ter R$ 50,00 reais de saldo na conta.

11. MENU TRANSFERÊNCIA

Uma transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro diretamente de uma conta para outra. Uma transferência ocorre quando uma pessoa instrui o seu banco a enviar dinheiro diretamente para outra conta.

No menu transferência é possível fazer transferências via PIX informando o número da conta do recebedor. É importante que o usuário fique atento ao preencher os campos com as informações corretas da conta recebedora, assim como valor e data de pagamento, além de verificar se tem saldo disponível para fazer a transferência.

12. MENU PAGAMENTOS

Por este menu o usuário poderá fazer pagamentos de boletos, por meio do escaneamento do código de barras ou através da linha digitável.

Recomendamos ao usuário ficar atento a data de vencimento do boleto, assim como não efetuar o pagamento de boleto que já tenha sido pago, evitando a duplicidade de pagamento.

13. MENU EXTRATO

O usuário encontrará todas as transações bancárias realizadas durante o mês na MK Bank.

Nessa função, você conseguirá consultar as movimentações da sua conta. Esse controle poderá auxiliá-lo a organizar sua vida financeira.

14. MENU AGENDAMENTOS

O menu agendamento, trata-se da possibilidade de agendar um pagamento para data futura, por meio do qual o usuário conseguirá acessar todos os PIX agendados no aplicativo, assim como poderá realizar o cancelamento, antes que a operação ocorra.

15. MENU COMPROVANTES

Nessa funcionalidade o usuário terá acesso a todos os comprovantes transacionais de cash-in (entrada) e cash-out (saída), podendo salvar e compartilhar os comprovantes, caso seja de interesse.

16. MENU ATENDIMENTO

Neste menu, o usuário terá acesso a todos os canais de atendimento da MK Bank.

Além disso, o usuário terá acesso às informações, tais como: dados cadastrais e de segurança da conta digital MK Bank, limites transacionais, informe de rendimentos e a opção de sair do App, edição de dados cadastrados no onboarding do aplicativo, assim como a opção de alterar alguns dados do cadastro. Veja:

a. Segurança: essa função permite que o usuário possa alterar a senha de acesso ao aplicativo, senha de 4 dígitos para transações, ativar e desativar biometria, recuperar senha de 4 dígitos em caso de esquecimento.

b. Dispositivos Ativos: o usuário conseguirá ter as informações do dispositivo que está ativo. Para que o usuário consiga transacionar pelo aplicativo é preciso que essa função esteja ativada.

c. Informe de Rendimentos: o usuário terá acesso a todos os rendimentos financeiros do ano que deseja consultar, com a possibilidade de baixar o arquivo em PDF.

d. Cancelamento da Conta Digital: o usuário poderá, a qualquer momento, solicitar o cancelamento de sua adesão e encerramento de sua conta de pagamento, mediante prévia comunicação formal, através dos canais de atendimento da MK BANK.

e. OBSERVAÇÃO: Identificado a ausência de movimentação espontânea na conta pagamento por 90 dias úteis, a conta da data da última movimentação, ocorrerá a suspensão da conta pagamento.

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